Intercâmbios Científicos

A atuação do PPGDS junto à comunidade científica tem se viabilizado por uma série de atividades relacionadas, principalmente a pesquisa, a gestão e os pareceres técnicos. Os Docentes do Programa participam ativamente de atividades da sociedade civil envolvente e suas organizações voltadas para a promoção do desenvolvimento social. Desde a sua implantação, o PPGDS procura estabelecer intercâmbio internacional e nacional com outros Programas de Pós-Graduação. Neste sentido, estabeleceu convênios com a Universidade Nova de Lisboa (Portugal), a Universidade de Kassel (Alemanha), a Universidade de Fribourg (Suíça) e a Universidade de Barcelona (Espanha).

A dinâmica de relação com programas internacionais tem assegurado o intercâmbio de pesquisadores, graduandos e pós-graduandos estrangeiros. Os intercâmbios e a cooperação interinstitucional com universidades do exterior têm contribuído para a formação avançada de docentes e discentes, a realização de pesquisas conjuntas, as publicações, a inserção na comunidade científica externa, a formação de redes com outras universidades das quais pesquisadores destas universidades participam, associações científicas internacionais , participação em bancas de Mestrado e Doutorado no exterior e a estadia de professores externos no PPGDS. Além dessas parcerias estreitas com as instituições estrangeiras, temos convênios com centros de pós-graduação do país, como CPDA/UFRRJ, UFMG, UERJ, UFRJ, UNESP, UFU e UNICAMP.

O Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Social apresenta uma trajetória de cooperação internacional consolidada. Desde 2007, a partir da Cooperação com a Universidade Nova de Lisboa, temos realizado uma série de eventos científicos de alto nível, com cientistas sociais renomados, formadores do pensamento social contemporâneo como Robert Castel, Danilo Martuccelli, Michel Messu, M. Soulet, Guy Bajoit, Maria Helena Lavinas, entre outros. Nossa participação na Associação Internacional dos Sociólogos de Língua Francesa - AISLF está consolidada no grupo de trabalho Desigualdades, Identidades e Laços Sociais, um dos mais atuantes da Associação. Durante o último Congresso da AISLF em Rabat, Marrocos, em 2012, fizemos um planejamento das atividades para os próximos quatro anos (2012-2016), ficando estabelecido que em 2013, seria organizado o Colóquio do Grupo na Universidade Nova de Lisboa – Portugal o IV Colóquio Internacional Ação Pública e Problemas Sociais em Cidades intermediárias- evento ocorrido com grande sucesso, com várias conferências, mesas redondas, apresentação de trabalhos e participação do renomado cientista social Jean Remy, conferencista e homenageado. Este evento permitiu alargar a parceria com várias universidades de Portugal, como a Universidade de Évora, a Universidade da Beira Interior, a Universidade do Minho, a Universidade de Faro, a Universidade de Coimbra. Além dos eventos organizados por esta Rede UNL-Fribourg-UNIMONTES, teremos ainda o Congresso em Desenvolvimento Social, que ocorre bianualmente; Para 2015 teremos a VI edição do Colóquio Internacional em Montes Claros e em 2016 o Congresso da AISLF, no Canadá, onde o grupo planejará as atividades do quadriênio 2016-2020.

O PPGDS tem recebido, regularmente, estudantes de programas de pós-graduação de universidades renomadas como a Universidade de Fribourg, Universidade de Kassel. O Programa tem possibilitado a participação de nossos mestrandos na Universidade Nova de Lisboa, com creditação de disciplinas e é nosso intuito, continuar estimulando estes intercâmbios, como a cooperação com o Centre d'Études du Développement - DVLP/ Groupe de Recherches Interdisciplinaires sur L'Amérique Latine – GRIAL da Université Catholique de Louvain (Bélgica).

No que refere à participação de professores visitantes estrangeiros e de outros programas de pós-graduação do país, recebemos os professores Dieter Garowa, da Universidade de Kassel (Alemanha) de agosto de 2013 a julho de 2014. Nesse período, o professor participa de atividades de Pesquisa e de Ensino, ministrando disciplinas na Pós-Graduação. Contamos ainda com a participação do prof. Casimiro Balsa, da Universidade Nova de Lisboa, que semestralmente ministra disciplinas conjuntas no PPGDS e com a prof. Viviane Châtel, da Universidade de Fribourg, com seminários na Disciplina Tópicos Especiais: Desigualdade e Reconhecimento Social, com o Prof. Domingos Vaz na Disciplina Teorias do Desenvolvimento Rural e Urbano.

No que refere à participação na Área Interdisciplinar, o PPGDS tem atuado e pretende continuar trabalhando para o fortalecimento da Associação ANINTER e do CONINTER e de outras Associações Nacional de Pós-Graduação na área de Ciências Sociais e Humanas, e nossas parcerias com o Sistema Nacional de Pós-Graduação em geral.

 


Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social - PPGDS - Tel. (38) 3229-8149

 

Powered by Warp Theme Framework
Poker bonus at bet365.com